Número de imigrantes nos EUA supera 40 milhões e bate novo recorde

30/01/2013 - 5h45

Brasília - A população de imigrantes nos Estados Unidos bateu recorde em 2011, chegando a 40,4 milhões, ou cerca de 13% da população americana naquele ano, informou nessa terça-feira (29) o centro de pesquisas Pew Hispanic Center. O número representa um aumento de 2,4 milhões de estrangeiros vivendo no país em relação a 2007, pouco antes do início da crise econômica.

Por outro lado, desde o início da crise, o número de pessoas sem documentos caiu, observou o Pew Hispanic. Em 2007, os estrangeiros ilegais bateram recorde ao atingir 12 milhões. Quatro anos depois, o número havia caído para 11,1 milhões.

As estatísticas foram divulgadas na semana em que o debate sobre a reforma das leis americanas de imigração ganham corpo. Nessa terça-feira, o presidente Barack Obama prometeu enviar ao Congresso um projeto de lei sobre o assunto se os parlamentares "não agirem de forma rápida".

Para os autores da pesquisa, os Estados Unidos continuam sendo "uma nação de imigrantes", ainda que a proporção de estrangeiros seja hoje menor do que nos anos 1980 a 1920, quando o país recebeu diversos imigrantes da Europa.

Naquela época, a população estrangeira dos EUA chegou a 15% do total. Hoje, 50% dos imigrantes são da América Latina, principalmente do México, e 27% da Ásia.