Economia da Espanha caiu 1,37% em 2012

30/01/2013 - 6h57
Da BBC Brasil

Brasília - O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha caiu 1,37% em 2012, depois de um agravamento da recessão no quarto trimestre do ano, quando o conjunto das riquezas produzidas pelo país despencou 1,8%.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a piora da situação na Espanha é consequência de uma redução no consumo interno, que foi compensada apenas parcialmente pelo aumento das exportações.

Os dados, ainda provisórios, são piores do que a estimativa do Banco Central espanhol, que esperava uma contração de 1,3% em 2012, mas são exatamente o que previa o governo.

O Instituto Nacional de Estatística lembrou que medidas para reduzir o déficit fiscal, o chamado plano de austeridade, com o aumento de impostos sobre o consumo e o corte do equivalente ao décimo terceiro salário, foram responsáveis pela contração.

O instituto chama a atenção para o fato de que, embora as exportações do país tenham compensado parcialmente a redução do consumo interno, as vendas externas perderam força no último trimestre.