Brasil vai diminuir contingente da força de paz no Haiti

30/01/2013 - 23h19

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Defesa informou na tarde desta quarta-feira (30) que o Brasil irá iniciar uma redução do contingente militar que atua nas forças de paz no Haiti. Atualmente, há 1.910 militares brasileiros naquele país.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, explicou que, nesse primeiro momento, a redução será pontual. “Estamos apenas retirando o Brabatt 2, batalhão que era direcionado para o atendimento em função do terremoto”. Com a saída do Brabatt 2, responsável pela assistência ao Haiti após o terremoto de 2010, o contingente de militares brasileiros no país voltará a ser 1.450. Esse número irá compor um batalhão único, comandado pelo coronel Zenedir da Mota Fontoura.

Ao passo que 460 militares voltam para o Brasil, um total de 30 oficiais irá embarcar para o Haiti no dia 7 de junho. Esse grupo participou de um curso preparatório no Ministério da Defesa. Além de orientações sobre a missão da tropa, o curso abordou temas referentes à política externa brasileira no Haiti e promoveu uma videoconferência entre os oficiais e os líderes militares que já se encontram no país.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.