Atualizada – Anvisa suspende comercialização de próteses fabricadas por empresa paulista

23/01/2013 - 9h01

Vinícius Soares
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje (23) a distribuição, venda, divulgação e o implante de próteses produzidas pela empresa Incomepe Indústria de Materiais Cirúrgicos Ltda, de Cotia (SP). De acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União, a empresa não atendia às exigências da agência e todos os lotes remanescentes no mercado devem ser recolhidos.

As próteses citadas na publicação são: acetábulo de charney incomepe, prótese total de quadril tipo charnley incomepe, prótese parcial de quadril tipo thompson incomepe, prótese de ombro incomepe, acetábulo de muller incomepe, cabeça intercambiável incomepe, acetábulo bipolar incomepe, componente glenóideo incomepe, cabeça intercambiável neer 2 incomepe, e prótese de joelho SINJ.  

A vistoria na empresa foi feita entre os dias 16 e 20 de julho do ano passado, e a Incomepe ainda pode recorrer da decisão.

Em nota, a Incomepe diz que seus materiais cirúrgicos são fabricados sob rigoroso controle e distribuídos em todo o Brasil e também no exterior. Segundo a empresa, os produtos têm certificados nacionais e internacionais e não oferecem nenhum tipo de risco à saúde do usuário.

De acordo com a nota, a suspensão ocorreu por divergências entre o entendimento da Anvisa e da empresa em questões administrativas e burocráticas referentes aos processos de registro de produtos.

A empresa lembra que, pela Lei 6360/76, a Anvisa tem prazo de três meses para emitir qualquer parecer sobre processos protocolados. A Incomepe diz que reestruturou todos os registros dos produtos mencionados pela agência. Segundo a empresa, os processos foram protocolados há mais de um ano e não houve, até o momento, posicionamento da Anvisa.

Edição: Lílian Beraldo//Matéria alterada às 19h30 para inclusão de nota da Incomepe. A empresa é a fabricante dos produtos que tiveram a distribuição, venda, divulgação e implante suspensos pela Anvisa

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil