Série de ataques no Iraque causa pelo menos 17 mortes

22/01/2013 - 12h42

Da Lusa

Brasília - Pelo menos 17 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas hoje (22), em uma série de ataques no Iraque, segundo fontes das forças de segurança e médicas.

Seis pessoas morreram na explosão de um veículo militar que caiu em emboscada em local próximo a uma base do exército em Taji, a 25 quilômetros a norte de Bagdá. Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas no ataque.

Ao sul da capital, pelo menos cinco pessoas morreram e 14 ficaram feridas na localidade de Mahmoudiyah, em um atentado suicida contra outra viatura.

Um terceiro veículo explodiu próximo a um mercado no bairro Shula, de maioria xiita, no norte de Bagdá, causando cinco mortos e 12 feridos.

Na província de Diyala um militante anti-Al Qaeda foi morto e seis ficaram feridos em ataques à bomba, adiantaram as forças de segurança.

Atos violentos voltaram a ocorrer no Iraque após quatro dias de calma relativa na sequência de uma série de ataques, entre 15 e 17 de janeiro. Os ataques foram reivindicados pela Al Qaeda no Iraque e causaram a morte a pelo menos 90 pessoas.