Em cinco décadas, personagens infantis se transformaram em adultos e ídolos foram homenageados

21/01/2013 - 6h57

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao longo da carreira, Mauricio de Sousa criou personagens que se transformaram em presença constante na vida de muitos brasileiros. A Turma da Mônica foi a primeira formada por crianças com várias características. Depois, veio a Turma do Chico Bento, reunindo crianças do meio rural, a Turma do Bidu, com personagens representando animais de estimação, e vários outros.

Com o passar dos anos, ídolos nacionais também foram homenageados por Mauricio de Sousa, como a Turma do Pelezinho, que conta a história de uma turma de crianças envolvidas com futebol e que tem como personagem principal Pelé, Edson Arantes do Nascimento. Foi criada ainda a Turma do Dieguito, inspirada no jogador de futebol argentino Diego Maradona. Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Nazário também viraram personagens.

Recentemente, o artista criou a Turma da Mônica Jovem, na qual os personagens, que antes eram crianças, surgem adolescentes, com os anseios típicos dessa fase da vida e sem algumas características antigas. Por exemplo, Cebolinha não troca mais as letras ao falar, nem a Mônica aparece tão brava.

A empresa Mauricio de Sousa Produções é responsável por cerca de 2.500 itens de produtos fabricados por cerca de 100 empresas licenciadas. Os produtos vão de gibis a brinquedos e até esmaltes. Mas, segundo a assessoria da empresa, a preocupação atual do grupo é com as questões sociais e ambientais. Daí as histórias dos personagens passarem a envolver temas de sustentabilidade e desenvolvimento social.

*Colaborou Ana Lúcia Caldas, da EBC

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.