Festival de cinema em Portugal vai homenagear filmes premiados em Gramado

19/01/2013 - 11h53

Gilberto Costa
Correspondente da EBC

Lisboa – O principal festival de cinema ocorrido no Brasil será um dos temas do maior festival de cinema no exterior com filmes brasileiros. Premiados no tradicional Festival de Gramado (RS), que em 2013 completa 40 anos, os filmes participarão de mostra não competitiva da quarta edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Festin), que ocorre todos os anos em Lisboa.

Com exibição de cerca de 50 filmes brasileiros, o Festin é o festival com maior número de filmes brasileiros no exterior. Este ano, o festival acontecerá de 3 a 10 de abril no Cinema São Jorge (na Avenida Liberdade). Os filmes para as mostras especiais e competitivas estão sendo selecionados (as inscrições terminaram em 31 de dezembro passado). Além de Gramado, o Festin terá mostras especiais do cinema de Angola (país homenageado) e mostras sobre inclusão social.

A realização do Festin consta na programação do Ano do Brasil em Portugal e conta com apoio da missão brasileira na Comunidade de Países falantes da Língua Portuguesa (CPLP). As duas organizadoras (brasileiras) querem que o evento receba auxílio do Ministério Cultura. “Após quatro anos de realização, pedimos o apoio, estamos aguardando”, conta Léa Teixeira, uma das responsáveis. “Esse é o único festival que é todo em português”, acrescenta Adriana Niemeyer, a outra organizadora.

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) mantém um programa de apoio para realização de festivais (recursos para concessão de cópias e promoção). Segundo o site da Agência, 77 festivais serão contemplados este ano.

Além do apoio brasileiro, o Festin já consta da programação cultural de Lisboa e é reconhecido pela da câmara da cidade (o que corresponde à prefeitura no Brasil). Na última quinta-feira (17), a organização do festival ganhou espaço próprio na Casa de Cinema (cedido pela Câmara de Lisboa, no Bairro Alto) para sete associações organizadoras de festivais de cinema na cidade e para duas associações profissionais do setor.

Edição: José Romildo//Matéria alterada às 13h31 para correção da data do festival, que será de 3 a 10 de abril e não de fevereiro, como o texto informava.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.