Diminuem as chuvas sobre a bacia da Baía de Guanabara

19/01/2013 - 11h44

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A chuva deu uma trégua. Com isso, a prefeitura do Rio lançou um informe no fim da noite de ontem (18) de que a bacia da Baía de Guanabara retornou ao Estágio de Vigilância, situação de ausência de chuvas ou chuva fraca. Antes, a bacia estava em Estágio de Atenção, nível que exige constante comunicação entre os órgãos municipais para prevenir acidentes.

Os núcleos de chuva que atuaram sobre o Zona Norte da cidade se dissiparam. A previsão é de que haverá pancadas de chuvas ocasionais para este sábado e domingo, segundo o Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet).

Ontem choveu em vários municípios da Baixada Fluminense. Ruas ficaram alagadas. Não houve registros de vítimas ou acidentes, segundo o Corpo de Bombeiros. As tempestades dos últimos dias causaram a morte de duas crianças no estado, deslizamentos de terra e interdição de casas.

Na Região Serrana, Petrópolis teme mais chuvas, depois de sofrer deslizamentos e inundações na quinta-feira (17). O governo do estado iniciou na semana passada uma nova série de obras de contenção de encostas em Nova Friburgo e Teresópolis, as duas cidades mais afetadas pelas enchentes de janeiro de 2011. Serão investidos R$ 58,7 milhões de recursos do governo federal em contenção de encostas de sete localidades das duas cidades e R$ 4,3 milhões do Tesouro estadual na contenção de blocos de rochas em ruas e estradas.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.