Até o carnaval, Secretaria de Saúde faz série de ações de combate à dengue no Rio

14/01/2013 - 13h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil vai promover uma série de ações preventivas de combate à dengue em pontos estratégicos da capital fluminense devido à proximidade do carnaval. Até o início das festas, no dia 8 de fevereiro, cerca de 250 agentes de saúde participarão das inspeções, que incluem as quadras das agremiações. Serão distribuídos folhetos educativos e repassadas orientações sobre a prevenção da doença.

As primeiras atividades de inspeção ocorreram hoje (14) durante o show Botequim da Cidade do Samba, complexo temático na zona portuária onde as escolas de samba preparam seus desfiles de carnaval e que deve receber cerca de 10 mil pessoas até fevereiro. Uma das atrações da ação desta segunda-feira foi o Bloco da Prevenção da Dengue, em que os participantes tocaram e cantaram marchinhas e músicas de carnaval com letras que fazem referência à prevenção da doença.

 “Fazemos o tratamento em ralos, plantas e alguns recipientes que possam vir a se transformar em um grande gerador de foco do mosquito. Estamos trabalhando em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que vai realizar a distribuição de camisinha e a aplicação de vacinas contra a hepatite”, disse o supervisor da Campanha de Combate à Dengue na Cidade do Samba, Fernando Miranda.

No complexo temático do samba, foram montados uma tenda e estandes equipados com material sobre dengue, DST/aids, hepatites virais e saúde do homem. Fizeram parte da equipe de combate cerca de 30 pessoas, entre profissionais da saúde e voluntários. A secretaria disponibilizou ainda doses de vacina contra o tétano e a hepatite B. Para auxiliar na campanha, foram apresentadas esquetes com a participação de artistas populares.

Segundo o supervisor da campanha, o trabalho de ação na Cidade do Samba é feito “permanentemente”. “Como hoje teremos um grande evento, vamos atuar em torno e dentro do espaço, fazendo esse trabalho de conscientização. É bom lembrar à população que o local está limpo, não foi encontrado nenhum tipo de foco devido ao trabalho da equipe”, explicou Miranda. 

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.