Verba para aluguel social deve chegar na próxima semana, diz prefeito de Duque de Caxias

10/01/2013 - 17h27

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, anunciou hoje (10) que a verba para o pagamento do aluguel social aos desabrigados deve ser liberada na próxima semana pelo Ministério da Integração Nacional. Segundo o prefeito, receberão o benefício 94 pessoas que estão em abrigos municipais após perderem tudo na enxurrada da semana passada em Xerém, distrito de Duque de Caxias. A verba será usada também para a recuperação de cerca de 10 quilômetros de estradas e ruas de Xerém, destruídas pela força das águas.

“Emergencialmente os recursos estarão sendo liberados até segunda-feira [14] pelo Ministério da Integração Nacional. Falei com o ministro Fernando Bezerra que garantiu liberar até no início da próxima semana a verba do aluguel social. Vamos priorizar aqueles que estão nos abrigos e perderam tudo. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos têm entrevistado essas pessoas, realizando um levantamento de suas perdas para podermos iniciar o pagamento do aluguel social".

De acordo com o prefeito, as casas em áreas de risco estão sendo avaliadas por técnicos do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e da Defesa Civil municipal. Até o momento, foram demolidas 30 casas. E mais 24 imóveis construídos às margens dos rios serão derrubados até o próximo domingo (13). A expectativa é demolir 80 casas na primeira etapa. 

Alexandre Cardoso disse ainda que a coleta de lixo na cidade foi retomada, após quase três meses sem recolhimento de lixo domiciliar. “Estamos atuando em todo o município. Entretanto, é preciso entender que o temporal trouxe um aumento de detritos e volumes, o que nos obrigou a priorizar as regiões mais afetadas. Diariamente recolhemos cerca de 2 mil toneladas e outras mil toneladas são produzidas. Acredito que dentro de 40 a 50 dias tudo estará normalizado”, avaliou. 

Edição: Carolina Pimentel