Fatah e Hamas definem execução de acordo para formar Estado único

10/01/2013 - 11h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os líderes das facções palestinas Fatah, Mahmoud Abbas, e Hamas, Khaled Meshaal, anunciaram a decisão de pôr em prática “imediatamente” o acordo de reconciliação assinado em maio de 2011. A iniciativa foi firmada em uma reunião no Cairo, no Egito, mediada ontem (9) pelo presidente egípcio, Mouhamed Mursi.

Pelo acordo de reconciliação, Fatah e Hamas se comprometem a formar um governo de unidade, presidido por Abbas e formado por independentes, que organizarão eleições presidenciais e legislativas.

Em comunicado, o governo egípcio informou que Abbas e Meshaal decidiram que o comitê de desenvolvimento da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) definirá, na primeira semana de fevereiro, o calendário para a execução do acordo. Mursi acrescentou que ambos demonstraram “um espírito positivo e de grande responsabilidade”.

Abbas ressaltou que ele e Meshaal concordam com a solução de criar dois os Estados – o da Palestina e o de Israel – e de que o Estado da Palestina se baseie nas fronteiras anteriores à guerra dos seis dias, em 1967. Pela orientação, estão incluídas as áreas da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental.

A disputa entre Fatah e Hamas se acirrou em junho de 2007, quando os extremistas assumiram o controle da Faixa de Gaza e expulsaram os aliados de Abbas da região. A ação motivou o surgimento de dois governos palestinos – o de Hamas em Gaza e o da Autoridade Palestina na Cisjordânia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante