Capitania dos Portos intensifica fiscalização para evitar acidentes com barcos nas praias do Rio

09/01/2013 - 20h04

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O aumento do número de embarcações de passeio trafegando pela orla das praias fluminenses fez com que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro intensificasse a fiscalização no mar com a Operação Verão. De acordo com o órgão, nos últimos dias 3 e 6, as equipes abordaram cerca de 70 embarcações nas regiões de Camboinhas e Itaipu (Niterói), Maricá (região metropolitana) e nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Leme, na zona sul carioca. Sete delas foram notificadas.

Em nota, a assessoria de imprensa da Capitania dos Portos informou que a maior parte das notificações foi por “falta de habilitação do condutor, ausência de tripulação mínima necessária à condução da embarcação e a falta de documentos de porte obrigatória, tais como seguro e título de inscrição. Na operação, duas motos aquáticas foram apreendidas porque seus condutores não portavam o documento de habilitação”.

Ainda segundo a capitania, as embarcações que trafegam nas proximidades das praias do litoral, lagos, lagoas e rios devem respeitar os limites impostos para navegação, de modo a resguardar a integridade física dos banhistas, considerando, como linha base, a linha de arrebentação das ondas, ou no caso de lagos e lagoas, onde começa o espelho d’água. Quando identificada qualquer tipo de irregularidade, o responsável é notificado e autuado, e fica sujeito a multas administrativas e punições que vão da suspensão temporária à cassação definitiva da habilitação.

 

Edição: Aécio Amado