Presidenta da Argentina visita Chávez em Cuba

08/01/2013 - 9h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou que viajará quinta-feira (10) para Havana. Ela pretende visitar o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está internado na capital cubana há quase um mês para tratamento de combate ao câncer. Os presidentes são amigos e mantêm estreitas relações políticas, econômicas e comerciais. De Cuba, Cristina Kirchner segue para os Emirados Árabes, a Indonésia e o Vietnã.

No dia 10 está prevista a cerimônia de posse de Chávez, reeleito para o quarto mandato, e que gera polêmicas devido ao agravamento do estado de saúde do venezuelano. A controvérsia é causada devido à incerteza sobre o que ocorrerá, caso o presidente não possa assumir o poder.

Para o governo brasileiro, a incerteza não causa ameaças à ordem democrática na Venezuela, pois as instituições venezuelanas, segundo autoridades do Brasil, são sólidas. Aliados de Chávez insistem que ele tem direito a tomar posse em outra data, diferente do dia 10, enquanto a oposição acusa os governistas de manipulação.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Chile, TVN.

Edição: Talita Cavalcante