Petrobras inicia produção comercial em mais um campo do pré-sal da Bacia de Santos

07/01/2013 - 21h17

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos, começou a operar comercialmente no sábado (5), segundo informou a Petrobras. A produção comercial estava prevista para 13 de janeiro, mas foi antecipada. Ela se deu a a partir da entrada em operação do navio plataforma Cidade de São Paulo (unidade que produz, armazena e transfere petróleo), que tem capacidade para processar, diariamente, 120 mil barris de petróleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás natural.

O primeiro poço interligado à plataforma tem potencial de produção superior a 25 mil barris de petróleo por dia. Sua produção, entretanto, ficará restrita, inicialmente, a cerca de 15 mil barris por dia, até que sejam concluídas as ações de comissionamento dos sistemas para processamento e reinjeção do gás natural, cuja duração prevista é 90 dias.

Mais dez poços (cinco produtores e cinco injetores), segundo a empresa, serão interligados à plataforma ao longo dos próximos meses. A previsão é que o pico de produção, de 120 mil barris de petróleo por dia, seja atingido no primeiro semestre de 2014.

Segundo a Petrobras, Sapinhoá é um dos maiores campos de petróleo do Brasil, com volume recuperável total estimado em 2,1 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás), e entra em produção comercial quatro anos e meio após a sua descoberta, ocorrida em julho de 2008.

 

Edição: Aécio Amado