Praias do Rio podem ter ondas de até 3 metros

02/01/2013 - 13h16

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Centro de Hidrografia da Marinha emitiu um alerta informando que ondas entre 2,5 e 3 metros de altura podem atingir a orla da capital fluminense das 22h de hoje (2) às 10h de sexta-feira (4). Segundo o órgão, o aumento das ondas ocorre devido à chegada de uma frente fria. A Marinha também informou que o mar deve ficar agitado entre Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, e Cabo Frio, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador do Serviço Meteorológico da Marinha, tenente Eduardo Peixoto, uma massa de ar frio que está se deslocando da costa sul do país em direção à Região Sudeste provocará a mudança no clima.

"A frente fria vem se aproximando pela costa e, com isso, temos a intensificação dos ventos. Eles permanecem em uma direção constante por muito tempo durante um período prolongado, e em uma intensidade razoável, formando essas ondas maiores, e como a direção do vento é Sudeste, as ondas se propagam nessa direção", explicou Peixoto.

Ele disse ainda que o avanço de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro também pode provocar mudanças nas condições do tempo, com queda de temperatura e aumento gradativo da nebulosidade nas próximas 24 horas, com possibilidade de chuva.

"A partir de hoje, já teremos uma queda nas temperaturas máximas, algo por volta de 37 graus Celsius [ºC]. As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 23ºC , 24 Cº, no máximo em 29º C. Esse panorama deve permanecer até sábado. No domingo, com a dissipação da frente fria, o tempo volta a esquentar", disse.

A Marinha recomenda que os banhistas, principalmente os surfistas, evitem o banho de mar durante esse período de ressaca nas praias da cidade. O alerta vale também para pescadores.

Edição: Talita Cavalcante