Prefeito do Rio confere últimos preparativos para o réveillon

28/12/2012 - 14h07

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, visitou hoje (28) o palco principal do réveillon carioca, chamado Palco Sol, montado em Copacabana. Acompanhado pelo secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, Paes conferiu os últimos preparativos para a festa de fim de ano. O Ano-Novo de Copacabana terá como tema o título de patrimônio cultural da humanidade, concedido ao Rio pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Segundo a prefeitura do Rio, a novidade este ano ficará por conta do palco que vai ser uma das atrações da comemoração, utilizando milhares de minipads de LEDs (light-emitting diodes, diodos emissores de luz, em português), importados da Bélgica. O equipamento, que será utilizado pela primeira vez no Brasil, é o mesmo usado nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, onde o público, na arquibancada, segurava as estruturas luminosas, interagindo com o espetáculo. No Rio, os minipads estarão presos em uma rede de malha que ocupará todo o fundo do palco.

"Mais uma vez, teremos um superevento, uma confraternização fantástica, na noite de Natal tivemos um aperitivo do que será essa festa, nunca um lugar comemorou o Natal como o Rio, a cidade está preparada, todo o sistema está organizado, e teremos grandes shows. Copacabana será o maior e melhor réveillon do mundo", destacou  Paes.

A programação do réveillon da cidade neste ano vai ocorrer em dez locais com shows e queima de fogos. Em Copacabana, ponto mais tradicional dos festejos, dois palcos vão receber atrações muisicais como Cláudia Leite, Diogo Nogueira e o grupo Revelação. Também haverá um jogo de luzes que será projetado diretamente das balsas localizadas no mar em sincronia com os fogos na praia. O espetáculo tem previsão de 16 minutos de duração.

Além disso, em toda a orla serão montadas 36 torres de áudio, seis postos médicos e 300 banheiros químicos. Segundo a Riotur, são esperadas 2 milhões de pessoas somente no réveillon de Copacabana, sendo 752 mil turistas.

A prefeitura recomenda o uso do transporte público. Além dos ônibus, há o metrô, que colocou à venda cerca de 143 mil  bilhetes para serem adquiridos de forma antecipada para o dia 31. Os tickets podem ser comprados a R$ 6 (ida e volta) ou a R$ 3,20 (só ida ou só volta), nas estações Central, Carioca e Largo do Machado, das 8h às 21h. Estão disponíveis cinco horários diferentes de embarque, entre as 19h e as 23h. O retorno será entre a meia-noite e as 5h. 

De acordo com a prefeitura , todas as ruas de Copacabana serão totalmente fechadas ao trânsito das 22h do dia 31 de dezembro às 4h do dia 1º de janeiro. Somente táxis adaptados para o transporte de pessoas com deficiência circularão pelo bairro nesse horário. Nem moradores poderão entrar ou sair de carro no período.

Edição: Graça Adjuto // matéria atualizada às 17h46 para alteração do nome do secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro