Público terá metrô e quatro locais de embarque de ônibus para o réveillon de Copacabana

26/12/2012 - 20h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A prefeitura do Rio divulgou hoje (26) o esquema especial de transporte público para a festa de réveillon em Copacabana, na zona sul da capital fluminense. A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) informou que as mudanças operacionais no tráfego têm o objetivo de minimizar os impactos no trânsito nas proximidades do evento e facilitar a circulação de pedestres.

A Avenida Atlântica, em Copacabana, será bloqueada na via mais próxima ao mar a partir das 7h do dia 31 de dezembro, sendo que haverá a inversão do tráfego na pista dos hotéis. Já às 15h haverá o bloqueio de ambas as pistas da avenida. O fechamento das ruas internas do bairro será às 18h, exceto para o tráfego de ônibus e táxis. Às 22h ocorrerá o fechamento total dos acessos à Copacabana, que ficará voltada à circulação de pedestres.  

De acordo com secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, a grande novidade deste ano será a presença de quatro locais de linhas de ônibus para embarque do público, que funcionarão entre as 22h do dia 31 e as 4h do dia 1º de janeiro. Depois disso, os veículos voltarão a trafegar normalmente pelas vias do bairro.

Os passageiros poderão embarcar de volta para casa nos seguintes pontos: Enseada de Botafogo (Avenida das Nações Unidas), Lagoa Rodrigo de Freitas (Corte do Cantagalo), Ipanema (Rua Prudente de Morais) e Rua Real Grandeza (próximo ao Cemitério São João Batista).

“Botafogo será o grande local para voltar para casa, com escoamento de 50% do público. Ano passado, o trânsito só foi liberado às 6 da manhã, porque houve um conflito entre pedestres e veículos. É lógico que vamos ter problemas, pois estamos falando de 2 milhões de pessoas. Nós pedimos mais atenção nos transportes e que os usuários programem a sua chegada. Queremos dar mais conforto ao público de Copacabana”, disse o secretário.

O metrô do Rio fará também uma operação especial para a data. O embarque só será permitido com cartões especiais, adquiridos antecipadamente nas estações da concessionária. O passageiro poderá retornar para casa entre a 0h e as 5h. A recomendação da concessionária é utilizar a estação Siqueira Campos, em Copacabana, pois a Estação Cardeal Arco Verde, no  mesmo bairro, deverá receber grande quantidade de passageiros.

As bilheterias estarão fechadas às 19h de segunda-feira (31) e reabrirão às 7h de terça-feira (1º), exceto nas estações Ipanema/General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos que ficarão abertas até meia noite. A Estação Cardeal Arco Verde fechará para embarque às 19h e reabrirá à meia-noite. Segundo a concessionária, até o momento já foram vendidos 46 mil cartões dos 143 mil disponibilizados.

Durante o evento, serão mobilizados 1.688 agentes, sendo 1.440 guardas municipais de controle urbano, e montadas 17 barreiras operacionais nos terminais rodoviários nos bairros próximos a Copacabana. A Guarda Municipal vai iniciar a partir das 19h de domingo (30) a Operação Tatuí, que percorrerá a orla de Copacabana e Leme para coibir a presença de ambulantes irregulares e o depósito de mercadorias nas areias da praia.

Já em Copacabana, serão montadas 52 barreiras operacionais similares a dos terminais rodoviários, além de 71 viaturas e seis quadriciclos; cinco comboios; 30 torres de segurança; seis postos médicos; 300 banheiros químicos e 20 reboques. O evento contará com quatro palcos montados na areia com atrações diversas. A novidade este ano será o palco principal, em frente ao Hotel Copacabana Palace, que terá iluminação com lâmpadas de LED.  

Edição: Davi Oliveira