Rio: Operação Lei Seca vai reforçar fiscalização no período que antecede a virada do ano

20/12/2012 - 12h19

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Para evitar o aumento de acidentes no período que antecede a virada do ano, a Operação Lei Seca vai reforçar a fiscalização na capital fluminense e em outros municípios da região metropolitana. Ao todo serão 250 agentes, divididos em 14 equipes, que farão um total de 140 blitze, a partir do dia 26 de dezembro até a madrugada do dia 1º de janeiro.

Também a partir do dia 26 estará de volta à Praia de Copacabana o balão da Operação Lei Seca. Sucesso no ano passado entre cariocas e turistas, o balão estará disponível para sobrevoo das 19h30 à 1h30 diariamente. No último dia da atração, 1° de janeiro, o horário será estendido até as 3h30, devido à parada que ocorrerá meia hora antes da queima de fogos. A expectativa é de que a edição deste ano supere os 700 voos feitos em 2011.

Em cada viagem, que dura em média três minutos, o balão pode transportar de duas a três pessoas. Todos os participantes terão que passar pelo teste de etilômetro (bafômetro). Caso sejam detectados fortes sinais de embriaguez, a pessoa será impedida de participar.

Para o coordenador-geral da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, o balão é mais um aliado para reforçar a mensagem da ação promovida pela Secretaria de Estado de Governo. “O balão é o símbolo da Operação Lei Seca no estado do Rio de Janeiro. Então, nós convidamos e convocamos as pessoas a participar efetivamente da campanha e, ao longo do voo, elas vão receber informações sobre o que é o trânsito e o que podem fazer para colaborar para que mais vidas possam ser salvas”, destacou Andrade.

Outro ponto do Rio que vai ganhar uma atração durante a Operação Lei Seca será a Lagoa Rodrigo de Freitas. Oito boias com o slogan da campanha estarão espalhadas no espelho d’água da lagoa. A equipe de educação, com a participação dos agentes que usam cadeiras de rodas para se locomover, estará no local também no dia 26 de dezembro para ação de conscientização.

A Operação Lei Seca foi lançada em 2009. Desde então, quase 1 milhão de motoristas foram  abordados. Do total, 188.846 foram multados e 80.934 tiveram a habilitação recolhida. Os agentes fizeram 859.284 testes com o etilômetro, sendo que 6.318 motoristas sofreram sanções administrativas e 2.394, criminais.

Edição: Juliana Andrade