Pagamento de auxílio a jogadores de seleções campeãs é ato de justiça, diz Aldo Rebelo

20/12/2012 - 13h02

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O auxílio mensal que será pago, a partir de janeiro do ano que vem, a jogadores das seleções brasileiras campeãs das Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970 é um “ato de justiça, gratidão e reconhecimento” pela contribuição dos atletas para a construção de uma “imagem positiva” do Brasil internamente e em todo o mundo, disse hoje (20) o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

“Esses atletas ajudaram a redescobrir o Brasil de uma forma positiva e otimista, oferecendo ao mundo um grande espetáculo do futebol jogado com arte. Com isso, eles passaram a ser admirados, queridos e respeitados em todo o mundo”, disse, ao assinar nesta quinta-feira, juntamente com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, portaria estabelecendo o pagamento aos atletas.

O benefício está previsto na Lei Geral da Copa (Lei nº 12.663), sancionada pela Presidência da República em junho, que define as medidas relativas aos eventos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de 2014. O valor do auxílio mensal, custeado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será a diferença entre o teto pago pela Previdência Social (R$ 3.916,20) e a renda do ex-jogador, que deve ser inferior a esse montante. Além disso, eles vão receber um prêmio de R$ 100 mil pago pelo Ministério do Esporte.

Aldo Rebelo lembrou que muitos jogadores que integravam aquelas seleções vivem hoje em situação precária, com poucos recursos ou sem rendimento, dependendo, em alguns casos, da ajuda de outros atletas.

“Naquela época, o futebol não oferecia salários, empregos nem patrocínios como os de hoje. O Brasil não pode conceber que aqueles que levaram o nome do país a ser respeitado em todo o mundo e suas famílias passem por dificuldades”, acrescentou.

O ministro Garibaldi Alves Filho explicou que, em caso de morte do jogador beneficiado, o auxílio será pago à mulher ou companheira e aos filhos menores de 21 anos ou inválidos. “Eles e suas famílias terão esse mínimo necessário para que possam viver com dignidade”, disse.

Os jogadores que participaram das três copas são:

1958 – Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando (morto), Nilton Santos, Zito, Didi (morto), Garrincha (morto), Vavá (morto), Pelé, Zagallo, Castilho (morto), Dino, Moacir, Zózimo (morto), Mauro (morto), De Sordi, Oreco (morto), Joel, Mazzola, Dida (morto) e Pepe.

1962 - Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Bellini Nílton Santos, Zito, Didi (morto), Garrincha (morto), Pelé, Zagallo, Vavá (morto), Amarildo, Castilho (morto), Jair Marinho, Altair (morto), Zózimo (morto), Jurandir (morto), Zequinha, Mengálvio, Jair da Costa, Coutinho e Pepe.

1970 – Félix (morto), Carlos Alberto, Brito, Piazza, Everaldo (morto), Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Tostão, Pelé, Rivelino, Ado, Leão, Zé Maria, Marco Antônio, Baldochi, Fontana (morto), Joel Camargo, Dario, Roberto Miranda, Paulo César e Edu.

Edição: Juliana Andrade