Agricultores e empresários do Norte e Nordeste podem contratar linha especial até fevereiro

20/12/2012 - 19h31

Mariana Branco e Wellton Máximo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Os produtores rurais e empresários afetados pela seca ou pelo excesso de chuvas no Nordeste e Norte  terão prazo estendido até 28 de fevereiro de 2013 para contratar as linhas especiais de crédito destinadas à recuperação de prejuízos, com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional do Norte (FNO). O prazo para contratação vencia em 30 de dezembro deste ano.

A prorrogação foi anunciada hoje (20) após a última reunião do ano do Conselho Monetário Nacional (CMN). De acordo com João Pinto Rabello Júnior, secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, os bancos operadores das linhas de crédito solicitaram prazo adicional para concluir as contratações.

Há linhas disponíveis para agricultura familiar, agricultura empresarial e empreendedores urbanos. No Nordeste, os tomadores de crédito devem ser produtores ou empreendedores rurais na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). No Norte, que foi impactado pelo excesso de chuvas no primeiro semestre do ano, os recursos destinam-se a atender aos setores produtivos rural, industrial, comercial e de serviços dos municípios onde foi declarado estado de emergência ou calamidade pública.

Edição: Fábio Massalli