Técnicos já estão em Goiás para investigar causas de queda de energia

17/12/2012 - 11h46

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou nesse domingo (16) o problema no sistema interligado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que provocou interrupção no fornecimento de energia no início da noite de sábado (15). A queda de energia deixou cerca de 2 milhões de consumidores sem luz em várias localidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com nota do Ministério de Minas e Energia, a perturbação, que começou às 17h55, teve origem nas instalações da Usina Hidrelétrica de Itumbiara, em Goiás. A usina, que pertence à Eletrobras Furnas, é apontada como origem do desligamento de aproximadamente 8.800 megawatts (MW). Metade dessa carga cortada abastecia a Região Sudeste.

O ONS informou que, em 30 minutos, todas as instalações do Sistema Interligado Nacional (SIN) já estavam funcionando e que cerca de uma hora depois da queda, mais de 90% da carga já haviam sido restabelecidos.

Ao tomar conhecimento do problema, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou a reunião do CMSE, da qual participaram o secretário executivo, Márcio Zimmermann; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner; o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp; e o presidente da Eletrobras Furnas, Flávio Decat.

Uma equipe técnica, com integrantes do ministério, da Aneel e do ONS foi enviada a Itumbiara (GO) para investigar o caso. Está prevista outra reunião ainda hoje (17) na ONS para analisar as causas da queda de energia.

Edição: Graça Adjuto