Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ex-presidente Fidel Castro, de 86 anos, foi indicado candidato a deputado federal. A indicação será definida hoje (17) por 168 assembleias regionais, que determinarão os nomes a serem levados às urnas em fevereiro. As assembleias definirão os candidatos para o Parlamento e também para as assembleias provinciais. As eleições serão em 3 de fevereiro de 2013.
Fidel foi o primeiro presidente de Cuba e deixou o poder em 2006, quando reconheceu que estava doente. No cargo, assumiu o atual presidente Raúl Castro. Porém, o ex-presidente se mantém ativo e participando do conselho de governo e de atividades políticas.
Além de Fidel, mais 24 pessoas tiveram os nomes indicados, inclusive Raúl Castro, irmão do ex-presidente. A previsão é que 8,6 milhões de eleitores votem nas eleições de fevereiro.
De acordo com as autoridades eleitorais de Cuba, os candidatos atendem às exigências da legislação, que determina equilíbrio quanto a quesitos como gênero, raça, idade, ocupação e nível de escolaridade.
*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.//Matéria atualizada às 19h58, no último parágrafo, para inclusão da expressão "determina equilíbrio quanto a quesitos"
Edição: Graça Adjuto