Após Japão, China e África do Sul também anunciam embargo à carne brasileira

13/12/2012 - 19h12

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Após o Japão anunciar o embargo à carne bovina brasileira no dia 7 de dezembro, os governos da África do Sul e China também decidiram suspender as importações do produto. Os três países optaram pelo embargo após a confirmação da presença do agente da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), mais conhecida como doença da vaca louca, nos tecidos de uma vaca de 13 anos de idade morta em 2010 no Paraná.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que havia anunciado na semana passada a intensão de dialogar com as autoridades japonesas, divulgou nota hoje (13) dizendo que também trabalhará para esclarecer os governos da China e África do Sul.

De acordo com o Mapa, o caso confirmado no Paraná é uma ocorrência não clássica da doença. Segundo o Mapa, apesar da presença do agente causador da EEB não houve manifestação da doença da vaca louca. O ministério comunicou que enviará missões oficiais à China, Rússia e África do Sul. O órgão diz ainda que até o momento somente os três países informaram oficialmente ao Mapa a interrupção das compras de carne bovina brasileira.

A nota divulgada diz que além dos três países, o ministério está intensificando o contato com os maiores importadores da carne bovina brasileira a fim de prestar informações. O órgão informou que nos dez primeiros meses de 2012 a China comprou 10,1 mil toneladas de carne bovina do Brasil. O Japão adquiriu 1,3 mil toneladas e a África do Sul, 293 toneladas.

 

Edição: Aécio Amado