Coreia do Norte dispara mísseis, diz Coreia do Sul

12/12/2012 - 6h06

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Coreia do Norte disparou hoje (12) um míssil de longo alcance, segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul. Para parte da comunidade internacional, o lançamento de mísseis pela  Coreia do Norte é uma ameaça à paz mundial. O foguete foi lançado a partir da plataforma de satélites de Sohae, nas primeiras horas da manhã.

Uma hora depois, ainda não havia informações sobre a operação. O governo norte-coreano informa que os testes têm fins pacíficos. Inicialmente, a Coreia do Norte anunciou que pretendia fazer o lançamento no período de 10 a 22 de dezembro, depois estendeu o prazo até o dia 29.

Em abril, a Coreia do Norte tentou, sem sucesso, uma operação similar. Mas o míssil acabou caindo no Mar Amarelo segundos após a decolagem. O lançamento, há oito meses, foi criticado por parte da comunidade internacional e pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Após esses testes, o conselho intensificou as sanções impostas ao governo da Coreia do Norte. O país é um dos mais fechados do mundo. As informações sobre a Coreia Norte são submetidas ao crivo oficial e não há dados precisos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto