Chávez terá pós-operatório complexo e difícil, diz vice-presidente

12/12/2012 - 19h30

Da Agência Venezuelana de Notícias

Brasília – O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse hoje (12) que o governo mantém-se em constante comunicação com os médicos em Havana, para acompanhar o processo de recuperação do presidente Hugo Chávez, que foi operado terça-feira no país caribenho. "Estamos em conexão com as equipes médicas, sempre com a objetividade que a situação exige", disse Maduro, em cadeia nacional de rádio e televisão.

Maduro destacou que a cirurgia a que foi submetido Chávez, para retirada de um câncer,  foi "complexa, difícil e delicada" e que o pós-operatório será "complexo e duro" e pediu que "o povo venezuelano acompanhe, unido em oração, o chefe de Estado neste processo de recuperação". Foi a quarta cirurgia a que ele se submeteu em cerca de um ano e meio.

O vice-presidente destacou também a lealdade e a unidade que o governo nacional mantém no período pós-operatório de Chávez, que tem 58 anos. Além disso, Maduro fez um apelo aos oposicionistas, que, segundo ele, constituem "uma pequena e venenosa minoria", para que "cessem o ódio, o ataque feroz ao presidente".

Sobre os comícios regionais do próximo domingo (16), para eleição de governadores, Maduro disse que está tudo pronto para o que chamou "festival de participação de todo o povo". Segundo ele, este é o desejo do comandante Hugo Chávez, que o transmitiu aos membros do governo de distintas formas. "Esta seria a eleição número 17 nos 14 anos de governo Chávez."

O título da matéria foi alterado às 20h