Morales se reúne com Lugo em aldeia indígena boliviana

11/12/2012 - 7h07

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Bolívia, Evo Morales, reúne-se hoje (11) com o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo. O encontro será em  Villa Tunari, uma aldeia amazônica na província central de Cochabamba. As reuniões começam hoje e devem estender até amanhã (12), segundo o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia. Em pauta, a questão política paraguaia e a América Latina.

Lugo foi destituído do poder em 22 de junho deste ano, quando a Câmara e o Senado do Paraguai aprovaram o impechment do ex-presidente sob a alegação de irresponsabilidade política. Porém, a iniciativa levou à suspensão do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Para os presidentes sul-americanos, a destituição de Lugo foi interpretada como o rompimento da ordem democrática. No entanto, as autoridades paraguaias negam irregularidades. Segundo os paraguaios, o processo de Lugo foi legal e legítimo.

No dia 7, Morales esteve em Brasília para participar da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, quando a Bolívia iniciou o processo de adesão ao bloco. Uma vez concluído o processo de inclusão da Bolívia, o que deve  ocorrer em quatro anos, o país será o sexto membro do grupo.  

*Com informações da agência estatal de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto