Dilma e Patriota escolhem novos nomes para áreas estratégicas da política externa

11/12/2012 - 13h07

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério das Relações Exteriores  promoverá mudanças em duas áreas estratégicas: a Secretaria-Geral e a Subsecretaria-Geral de Assuntos Econômicos e Financeiros. O atual embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo Santos, assumirá a Secretaria-Geral do Itamaraty. Para a área econômica, o escolhido é o embaixador Enio Cordeiro. As mudanças foram anunciadas, internamente, ontem (10).    

A escolha de Santos e Cordeiro demonstra a relevância da América do Sul para o governo da presidenta Dilma Rousseff. Santos é considerado um dos nomes mais preparados do Itamaraty - foi assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, no período do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além ter ocupado postos na América do Sul e Europa.

Santos acompanhou de perto a crise no Paraguai, deflagrada pela destituição do então presidente Fernando Lugo – que deixou o poder após a aprovação de um impeachment. Para os presidentes sul-americanos, a destituição ocorreu em meio ao rompimento da ordem democrática.

Embaixador em Assunção, Santos foi elogiado por integrantes do governo pela forma como lidou com os acontecimentos. Antes, ele havia se destacado ao mediar as tensões entre brasiguaios (brasileiros que moram no Paraguai) e o governo Lugo.

Cordeiro é apontado como um especialista em América do Sul. Embaixador em Buenos Aires, ele lida cotidianamente com as negociações entre os governos do Brasil e da Argentina. Para os brasileiros, os argentinos impõem barreiras que dificultam a entrada de produtos na região.

O atual subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros, Waldemar Carneiro Leão, será o novo embaixador do Brasil na China. Os chineses são os principais parceiros comerciais do Brasil e de vários países sul-americanos.

Edição: Graça Adjuto