Chávez viaja a Cuba para mais uma cirurgia

10/12/2012 - 8h45

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou na madrugada de hoje (10) para Havana, em Cuba. Chávez anunciou ontem (9) que fará mais uma cirurgia em decorrência do reaparecimento de um tumor maligno, na região pélvica. Desde o ano passado, Chávez luta contra o câncer. Ao anunciar a nova cirurgia, Chávez recomendou que o vice-presidente e chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, seja seu sucessor, caso não possa continuar no comando do país.

Ao embarcar hoje, Chávez disse ter “fé na sua recuperação, com a ajuda de Deus”. "A gente sempre viveu milagre por milagre, eu vivo apegado a esse milagre", destacou. "Hoje temos país, não se enganem, hoje temos um povo, não se enganem, hoje temos a pátria mais viva do que nunca", completou.

As autoridades venezuelanas não forneceram detalhes sobre a cirurgia de Chávez e o tratamento a que será submetido. No passado, ele chegou a dizer que estava recuperado da doença. Durante a campanha presidencial, encerrada em julho, Chávez se poupou: reduziu as aparições públicas e seguiu cuidadosamente as recomendações médicas.

A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou ontem (9), por unanimidade, a autorização para Chávez deixar o país para se tratar em Cuba. No sábado (8), o presidente disse que os médicos que o acompanham concluíram que era urgente operá-lo novamente.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Talita Cavalcante