Receita libera versão beta do programa gerador do Imposto de Renda 2013

09/12/2012 - 14h03

Daniel Lima

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - A Receita Federal liberou a versão beta do programa gerador da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Para usar o programa, o contribuinte terá que acessar a página da Receita na internet e procurar a seção Novidades (http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/VersaoBetaIRPF2013.htm).

De acordo com a Receita, a versão beta do programa está disponível até o dia 28 deste mês e permitirá que os contribuintes conheçam as principais novidades para elaboração da Declaração de Ajuste Anual, Final de Espólio e Saída Definitiva do País, do exercício 2013, ano-calendário 2012.

A versão é chamada de beta porque não é definitiva, e é usada para testar programas de computador em fase de desenvolvimento, podendo sofrer modificações até que o produto se torne definitivo.

Na semana passada, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse à Agência Brasil que, embora o programa não possa ser usado futuramente para transmissão da declaração, o contribuinte terá condições de fazer simulações, se tiver os dados necessários.

Todos os anos o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, ocorre entre o início de março e o fim de abril. Este ano, o programa definitivo para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda foi liberado no dia 24 de fevereiro na página da Receita Federal na internet antes de aberto o prazo de entrega.

No ano que vem, o prazo para o contribuinte enviar seus dados à Receita Federal será entre 1º de março e 30 de a abril.

 

Edição: Aécio Amado