Velório de Niemeyer no Rio já está encerrado para o público

07/12/2012 - 16h06

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os portões do Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul do Rio, onde está sendo velado o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, foram fechados às 15h para o público.  Neste momento, o cerimonial da sede da prefeitura carioca aguarda a saída dos que ainda prestam a última homenagem a Niemeyer para dar início a um culto religioso, restrito aos parentes do arquiteto e autoridades.

O carro aberto do Corpo de Bombeiros que conduzirá o corpo do arquiteto ao Cemitério São João Batista, também em Botafogo, já chegou ao Palácio da Cidade. Ao longo da tarde de forte calor no Rio de Janeiro, diminuiu o movimento de pessoas que foram ao velório de Niemeyer, falecido na noite de quarta-feira (5), aos 104 anos.

Durante a manhã, estiveram no local muitos parentes, amigos, admiradores e políticos, entre eles os governadores do Rio, Sergio Cabral, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia, os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, a viúva de Luís Carlos Prestes, Maria, e o filho mais velho do líder comunista, Luís Carlos Prestes Filho, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, e Maria Estela Kubitschek, filha mais nova do presidente Juscelino Kubitschek, o grande impulsionador da carreira de Oscar Niemeyer.

O enterro está previsto para as 17h15, em cerimônia reservada no mausoléu da família Niemeyer, no Cemitério São João Batista. No local, também está sepultada a filha do arquiteto, Anna Maria, falecida em junho passado, aos 82 anos.

Edição: Davi Oliveira