Dilma e Cristina Kirchner se reúnem no Palácio da Alvorada e conversam sobre parcerias bilaterais

07/12/2012 - 22h57

Luana Lourenço

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – As presidentas do Brasil, Dilma Rousseff, e da Argentina, Cristina Kirchner, se reuniram hoje (7) por cerca de três horas, no Palácio da Alvorada. Elas conversaram sobre parcerias bilaterais e marcaram uma reunião técnica para meados de janeiro, quando definirão detalhes dos projetos.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, as parcerias deverão incluir as áreas de infraestrutura e energia. “Elas conversaram sobre o conjunto da agenda bilateral envolvendo questões de comércio e projetos de integração relacionados à infraestrutura e energia. Enfim, uma conversa muito abrangente”, disse.

De acordo com o ministro, um novo encontro entre as duas chefes de Estado deverá ocorrer entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2013, na Argentina. Cristina deixou o Palácio da Alvorada por volta das 21h45.

Hoje, as duas presidentas participaram da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Na ocasião, foi assinado o Comunicado Conjunto dos Estados Partes e Associados do Mercado Comum do Sul.

O documento tem 61 itens, entre eles o acordo para ingresso da Bolívia no bloco, embora o ato seja ainda simbólico, pois depende de uma série de etapas e aprovação dos parlamentos dos países-membros. Também são destaques no comunicado o ingresso da Venezuela no grupo e a concessão do título de Cidadão Ilustre Post Mortem ao arquiteto Oscar Niemeyer.

O texto final diz que os líderes políticos da região reiteram os esforços para o desenvolvimento integral, o combate à pobreza e à exclusão social em busca da consolidação da democracia. O documento cita ainda os impactos da crise internacional e ressalta que os países em desenvolvimento são propulsores do crescimento econômico.

 

Edição: Aécio Amado