Subsecretário mostra em conversa com embaixador de Israel no Brasil preocupação com assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém

05/12/2012 - 10h54

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Por cerca de uma hora, o subsecretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, conversou ontem (4) com o embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad. Cordeiro destacou a preocupação do Brasil com a expansão dos assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, mas lembrou também que brasileiros e israelenses têm uma relação construída desde 1947 com a criação do Estado de Israel.

À Agência Brasil, Cordeiro disse que ressaltou no diálogo o respeito mútuo que há entre Israel e Brasil, mas também a necessidade de buscar um acordo de paz estabelecendo a criação do Estado da Palestina. “Foi uma conversa produtiva e cordial, mas firme”, definiu Cordeiro. Eldad foi chamado ontem ao Itamaraty e a reunião ocorreu por volta das 11h30. “Foi reiterada a posição do Brasil em defesa do reconhecimento do Estado da Palestina em pleno convívio com o de Israel.”

Na semana passada, após a aprovação na Assembleia Geral da ONU do status de Estado observador para a Palestina no órgão, o governo de Israel retomou a construção de 3 mil casas na região denominada E1 – na Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Os assentamentos no setor transformam a região em área contínua israelense, sendo que os palestinos reivindicam o espaço.

Nos últimos dois dias, governos europeus e asiáticos chamaram os embaixadores de Israel para também protestar sobre os assentamentos israelenses em territórios palestinos. Além disso, as autoridades palestinas apelaram à comunidade internacional para que tome providências em relação à expansão dos colonos israelenses.

“O tema Palestina e Israel é constante na política externa. Só acreditamos em um acordo de paz, se houver nos dois Estados [Israel e Palestina], integração econômica e segurança”, ressaltou à Agência Brasil o subsecretário de África e Oriente Médio do Brasil.

No dia 1º, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, conversou com o comissário-geral do Fatah para Relações Exteriores, Nabil Shaath. Na conversa, Patriota expressou a satisfação do governo brasileiro com o resultado da votação na Assembleia Geral de ONU que concedeu à Palestina o status de Estado observador.

Edição: Talita Cavalcante