No Rio, Instituto de Ortopedia volta a ter filas para marcação de consultas

04/12/2012 - 10h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Em busca de uma consulta para o primeiro semestre de 2013, centenas de pessoas começaram a formar uma fila ainda na madrugada de hoje (4) em frente à entrada do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na zona portuária da capital fluminense. Ontem (3), milhares de pessoas se aglomeraram no mesmo local na tentativa de conseguir uma senha para marcar uma consulta para o próximo ano. Muitas delas estavam na fila desde sexta-feira (30). Devido ao tumulto, a diretoria do Into decidiu mudar o sistema de agendamento de consultas que, agora, passa a ser feito apenas pelo telefone (21) 2134-5000.

Para dar conta da grande demanda de ligações, o instituto vai ampliar ainda esta semana o número de atendentes do serviço telefônico. Atualmente o serviço conta apenas com seis profissionais, a expectativa é que esse número chegue a quatorze.

Segundo a assessoria de imprensa do instituto, muitas pessoas que estavam hoje na fila eram pacientes que conseguiram pegar as últimas senhas distribuídas ontem e retornaram para marcar a consulta. Havia ainda pessoas que não sabiam da mudança no sistema de marcação. Ainda segundo o hospital, por volta das 8h da manhã, todos os pacientes já tinham sido atendidos.

Em nota divulgada ontem, a direção do Into informou que, além das medidas já tomadas para melhorar o atendimento à população, o Ministério da Saúde vem articulando com as secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro a implementação para aprimorar o sistema de marcação de consultas nos três institutos federais na capital fluminense: Instituto do Câncer (Inca), Instituto de Cardiologia Laranjeiras e o Into. A medida prevê que a marcação de consultas ocorrerá pelos sistemas de regulação de vagas do estado e do município, como já ocorre no centro de exames Rio Imagem.

 

 

Edição: Lílian Beraldo