Atualizada - Tecnologia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação aumenta integração com secretarias estaduais

04/12/2012 - 20h57

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília -  A Rede de Gestão Integrada de Ciência, Tecnologia e Inovação vai intensificar as relações entre as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de todo país, possibilitando um maior número de reuniões entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), secretários e técnicos da área. A primeira videoconferência feita por meio da  Rede Ipê, infraestrutura de internet da comunidade acadêmica e de pesquisa brasileiras, ocorreu hoje (4) com a participação de secretários de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

De acordo com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), foram investidos R$ 700 mil para implementação da tecnologia, que incluiu também a capacitação dos profissionais e ampliar a participação dos gestores estaduais na elaboração de políticas públicas.

Para o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, o maior benefício da rede é facilitar a integração entre os secretários estaduais de CT&I, permitindo ampliar o número de reuniões no setor. “Federação para nós é essa possibilidade de encurtar as distâncias, usando a tecnologia para uso da ciência do país”, disse durante a solenidade de lançamento.

O ministro da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, disse que o objetivo principal da rede de gestão é proporcionar um ambiente de cooperação entre os estados. “Esse é um forte exemplo de como usar a tecnologia disponível para diminuir as barreiras físicas”, disse Raupp.

A Rede Ipê é uma infraestrutura de internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa e, segundo a RNP, as principais universidades e institutos de pesquisa do país também estão conectadas à nova tecnologia. 

A Rede de Gestão Integrada de Ciência, Tecnologia e Inovação é resultado de um projeto conjunto do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do MCTI, coordenado pela RNP.

Edição: Fábio Massalli // matéria atualizada às 17h40 do dia 5 de dezembro para correção da informação de que a Rede de Gestão Integrada de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Rede Ipê eram sinônimos. O primeiro é um sistema lançado ontem que vai intensificar a comunicação entre secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Informação e o segundo, uma infraestrutura de internet da comunidade acadêmica e de pesquisa brasileiras