BNDES aprova empréstimo-ponte de R$ 1,2 bilhão para aeroporto de Viracopos

03/12/2012 - 18h27

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (3) um empréstimo-ponte de R$ 1,2 bilhão para que a empresa Aeroportos do Brasil – Viracopos, possa fazer as obras de ampliação, modernização e exploração do Aeroporto Internacional de Viracopos, a 12 quilômetros (km) do centro de Campinas e a 99 km do centro da cidade de São Paulo.

Segundo nota divulgado pelo banco, a operação é para dar suporte aos investimentos de ampliação e modernização do terminal aeroportuário, garantindo ritmo acelerado das obras.
A estrutura financeira do projeto, de acordo com a nota, envolve um financiamento de longo prazo, a ser estruturado na modalidade de project finance e cujo valor será definido quando for concluída a análise do projeto – atualmente em curso no âmbito do BNDES.

A conclusão da primeira fase das obras está prevista para 2014, quando o aeroporto poderá receber um fluxo anual de 14 milhões de passageiros, contra os 7,5 milhões atuais. As obras de ampliação do terminal deverão gerar 5.600 empregos diretos. Adicionalmente, devem ser gerados 4.600 empregos relacionados ao fornecimento de insumos. A operacionalização de Viracopos, deverá, segundo a concessionária, levar à contratação de 575 funcionários próprios, além de 1.265 terceirizados.

Nono aeroporto brasileiro em fluxo de passageiros e o segundo maior em movimento de cargas, em 2011, Viracopos foi o aeroporto que apresentou, entre os três principais do estado de São Paulo, a maior taxa de crescimento do tráfego de passageiros nos últimos anos.

Edição: Fernando Fraga