Bancos públicos continuam ampliando participação nas operações de crédito

29/11/2012 - 13h08

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A participação de bancos públicos no saldo das operações de crédito do sistema financeiro continuou a crescer em outubro, de acordo com dados do Banco Central (BC) divulgados hoje (29).

Segundo o BC, em setembro essa participação era 46,1% e em outubro ficou em 46,7%. No caso das instituições privadas nacionais, a parcela caiu de 37,2%, em setembro, para 36,7%, em outubro. Os bancos privados estrangeiros reduziram levemente a participação de 16,7% para 16,6%.

Em 12 meses encerrados em outubro, a expansão do saldo das operações de crédito dos bancos públicos foi 28,4%, enquanto das instituições privadas nacionais foi 6,3% e das estrangeiras, 11,6%.

Na avaliação de Tulio Maciel, chefe do Departamento Econômico do BC, a maior concentração dos empréstimos em bancos públicos não gera risco, uma vez que essas instituições concentram operações com baixa inadimplência, como financiamento habitacional e crédito consignado em folha de pagamento. “São modalidades de crédito que favorecem o crescimento e que têm inadimplência baixa”, disse. 

Em outubro, o estoque total de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 2,269 trilhões, com alta de 1,4% no mês e 16,6%, em 12 meses. Em relação a tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB) - o saldo das operações de crédito ficou em 51,9%, em outubro, ante 51,5% de setembro.

Edição: Davi Oliveira