Unicef e prefeitura do Rio anunciam projeto para estimular prática esportiva

27/11/2012 - 16h00

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Uma parceria anunciada hoje (27) entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a prefeitura do Rio de Janeiro pretende promover o acesso de crianças e adolescentes ao esporte. O projeto Vamos Jogar? Esporte para o Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes da América Latina e do Caribe tem também como objetivo estimular práticas que garantam o direito a atividades inclusivas para pessoas com deficiência.

“A proposta [da iniciativa] é mobilizar os países e, além de preparar seus atletas para Copa do Mundo e para as Olimpíadas, também dar oportunidades para que crianças e adolescente possam praticar esportes em toda a cidade”, destacou, com auxílio de uma tradutora, o diretor regional do Unicef para América Latina e Caribe, Bernt Aasen.

Segundo Aasen, a iniciativa coloca em prática as convenções dos Direitos da Criança e dos Direitos das Pessoas com Deficiência. “Nós estamos trabalhando especificamente com o Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança. Todas as crianças têm direito ao esporte, à recreação e o direito de brincar”, disse.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Romário Galvão, o direito à inserção de jovens ao esporte é um legado social dos megaeventos esportivos que vão ocorrer no país. “Nós vamos sistematizar e organizar um conjunto de agentes e atores para que possamos potencializar os possíveis resultados e melhora da qualidade do serviço que o município apresenta”, ressaltou.

A atleta paralímpica Carol Basílio elogiou o projeto Vamos Jogar? por permitir a troca de experiências entre jovens e atletas. Ex-jogadora de futebol, ela teve as duas pernas amputadas após acidente de motocicleta, mas superou as dificuldades se tornando uma nadadora vitoriosa, com 17 medalhas, entre ouro prata e bronze. “Essa iniciativa tem tudo para dar certo. O esporte tem essa força de juntar as pessoas e esquecer alguns traumas que temos aqui no Rio”, explicou.

Edição: Davi Oliveira