Atualizada: Desabamento provoca uma morte e deixa três feridos na Feira Brasil Rural

24/11/2012 - 19h27

Nielmar de Oliveira e Akemi Nitahara
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O desabamento de uma estrutura metálica ocorrido na 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo, na Marina da Glória, zona sul, provocou a morte de Adriana Ribeiro de Jesus, de 64 anos, além de ferimentos em dois homens e uma jovem.

O local vem recebendo milhares de pessoas nos últimos quatro dias e foi evacuado pelos organizadores, que não repassaram informações mais detalhadas sobre o acidente. O desabamento ocorreu na saída da Praça da Alimentação, que fica às margens da Baía de Guanabara.

A estrutura metálica caiu sobre algumas pessoas e pelo menos cinco delas foram levadas para o hospital. A assessoria de imprensa do evento não informa as condições em que os feridos foram levados para a unidade hospitalar.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou nota agora à noite confirmando a morte em consequência da queda da estrutura metálica que fazia parte do portal de saída da feira. Na nota, o MDA se solidariza com as famílias das vítimas e garante que todas foram prontamente atendidas. O ministério aguarda os trabalhos da perícia para identificar as causas do acidente. A programação da feira está suspensa até a verificação completa das instalações.

Segundo contou à Agência Brasil o paraibano Evanildo Oliveira Araújo, a jovem ficou gravemente ferida, mas foi levada com vida para o Hospital Souza Aguiar. Ele é expositor e vende castanha de caju e também teve que sair às pressas do local, abandonando todo o produto. A organização do evento também não explicou nada para os expositores.

"Estavam todos distraídos quando um arrocho de vento [rajada] arrancou a estrutura metálica que servia de portal de saída da feira e o jogou sobre as três pessoas que estavam passando pelo local. Uma mulher que tentou ajudar desmaiou, causando ainda mais confusão. Houve muito corre corre, o que tumultuou a área e dificultou o socorro às vítimas. As três pessoas atingidas ficaram sobre a estrutura metálica e foi preciso pelo menos uns trinta voluntários para retirá-las debaixo da estrutura para serem levadas pelos bombeiros para o hospital. A impressão que eu tive era que a jovem estava ferida gravemente".
 
Depois do acidente os organizadores evacuaram a feira e cancelaram os eventos previstos para hoje, fechando o local ao público. Em consequência houve grande tumulto, porque as pessoas começaram a exigir de volta o dinheiro pago pela entrada. Os organizadores ainda não sabem se a Feira Brasil Rural Contemporâneo voltará a abrir as portas no domingo (25), dia previsto para o encerramento do evento.

Em nota, a assessoria de imprensa do evento limitou-se a informar que a organização “ainda está apurando as causas do acidente”.

Leia a íntegra da nota:

“A organização do evento está apurando as causas do acidente ocorrido na tarde deste sábado, dia 24. A equipe médica de plantão do evento prestou os primeiros socorros e os feridos foram encaminhados imediatamente ao hospital. Assim que a organização obtiver outras informações, passará novo informativo”.

Antes do acidente, os organizadores da edição da 8a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo esperavam encerrar o evento, amanhã (25) à noite com o fechamento de negócios da ordem de R$ 15 milhões em negócios – R$ 6 milhões a mais do que a última edição na cidade, em 2009.

A estimativa é que, nos cinco dias do evento, cerca de 150 mil pessoas passem pela feira – 30 mil a mais que na edição de 2009. Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Feira Brasil Rural Contemporâneo registrou, nos três primeiros dias, cerca de 30 mil pessoas.

Participam da exposição 650 empreendedores da agricultura familiar. A feira incentivou este ano a realização de negócios com representantes do setores de supermercados, atacadistas, hotelaria, lojas de conveniência e produtos naturais, indústria de alimentos e bares e restaurantes. Somente a Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa) convidou cerca de 150 empresas para visitar o estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas.
 

Edição: Andréa Quintiere