Feira de agricultura familiar mostra diversidade da produção de alimentos no Brasil

21/11/2012 - 20h51

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Responsável por 70% dos alimentos consumidos do país, com 4,3 milhões de famílias agricultoras (dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário), a diversidade da agricultura familiar está sendo mostrada , a partir de hoje (21), na 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo, na Marina da Glória, na capital fluminense.

A feira, que vai até domingo (25), reúne 650 empreendimentos de todo o país, que trouxeram 550 toneladas de produtos de todos os biomas. Eles estão expostos em uma área de 40 mil metros quadrados. O ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que os expositores representam um total de 400 mil agricultores associados.

“Isso significa que nós temos aproximadamente 10% do universo da agricultura familiar brasileira aqui representados, responsável por um terço do valor bruto da produção agropecuária brasileira”, disse. Ainda segundo o ministro, “74% da mão de obra no meio rural brasileiro fazem parte da agricultura familiar, são mais de 12 milhões de pessoas que tem o seu trabalho vinculado à agricultura familiar”.

Também presente à cerimônia de abertura, a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, revelou que antes mesmo de ser ministra sempre frequentou, como consumidora, as edições anteriores da feira. Ela destacou a importância do evento para mostrar a diversidade produtiva do país.

“O Brasil Rural Contemporâneo tem cumprido um papel muito importante ao longo dessas oito edições, que é o de tirar aquela ideia de que o rural é um rural atrasado, e trazer para visibilidade das grandes cidades esse Brasil rural dinâmico, moderno, competitivo e, ao mesmo tempo, solidário e criativo”, disse.

Entre os produtos expostos estão alimentos orgânicos, artesanato, moda e gastronomia regional, com destaque para as cachaças e os queijos de todo o Brasil, que ganharam espaços especiais na feira. Também foi reservada uma área para as organizações de mulheres e de povos e comunidades tradicionais. A feira Brasil Rural Contemporâneo conta, ainda, com rodada de negócios promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e uma vasta programação cultural. As atrações podem ser conferidas no site http://www.mda.gov.br/feira/.

O Prêmio Empresa Parceira do Plano Brasil sem Miséria e a campanha Brasil Orgânico Sustentável - que pretende fazer da Copa do Mundo de 2014 a primeira a servir produtos orgânicos para os atletas e comissões técnicas -, também foram lançados durante a cerimônia de abertura .

A primeira edição da feira ocorreu em 2004, em Brasília, sendo repetida na capital federal até 2007. Em 2008 e 2009 o evento foi para o Rio de Janeiro e voltou para Brasília em 2010, ano em que também houve uma versão reduzida em Porto Alegre. No ano passado a feira não ocorreu.

 

Edição: Aécio Amado