Atualizada - Lema "Ordem e Progresso" da Bandeira Nacional é inspirado na corrente positivista

19/11/2012 - 7h49

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O lema da atual Bandeira Nacional, "Ordem e Progresso", escrito em verde na faixa branca, remete ao pensamento positivista - corrente filosófica que defende o conhecimento baseado apenas nos princípios científicos.

As estrelas representadas na bandeira são cuidadosamente descritas e correspondem à constelação. A posição das estrelas no círculo azul da Bandeira do Brasil representa as constelações e reproduz o aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889 - Dia da Proclamação da República. As 27 estrelas correspondem aos estados e um ponto mais abaixo ao Distrito Federal. A única estrela acima da faixa branca representa o estado do Pará.

Popularmente, acredita-se que o azul da Bandeira Nacional represente o céu do Brasil; a faixa branca, a linha zodiacal e a paz; o verde, as matas; e o amarelo, o ouro e as riquezas minerais. No entanto, segundo historiadores, as cores verde e amarelo são as das casas imperiais de Bragança e Habsburgo - de D. Pedro I e dona Leopoldina, respectivamente. As bandeiras do Reino e do Império tinham o losango amarelo no fundo verde tal como a atual.


Edição: Graça Adjuto//A matéria foi alterada às 20h31 para correção e esclarecimento de informações relativas ao simbolismo das cores da Bandeira Nacional//O título também foi alterado