Netanyahu diz estar preparado para expandir operação contra Hamas

18/11/2012 - 11h18

Da Agência Lusa

Brasília - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu anunciou hoje (18) que Israel está preparado para “expandir significativamente” a sua operação contra os militantes do Hamas na Faixa de Gaza, no quinto dia desde o início da operação militar.

"O Exército está preparado para expandir significativamente a operação", disse Netanyahu no início da reunião semanal do gabinete. "Os soldados estão preparados para qualquer eventualidade", acrescentou.

O Exército israelense avançou com novos ataques esta manhã em Gaza, matando três crianças, apesar da intensificação dos esforços internacionais para uma trégua, em especial por parte do Egito.

Uma criança de 18 meses foi morta e os seus dois irmãos, com idades entre 4 e 5 anos, foram gravemente feridos no ataque desta manhã no centro da faixa de Gaza, de acordo com a informação do porta-voz dos serviços médicos de urgência do Hamas, Adham Abu Salmiya.

Durante a noite, duas crianças, com idades entre 1 e 3 anos foram mortas durante duas invasões a casas em Beit Lahiya e Beit Hanoun, perto da fronteira com Israel, segundo o porta-voz.

Esta é a mais importante operação israelense contra a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas desde a ofensiva de dezembro de 2008 - janeiro de 2009, que matou cerca de 1.400 palestinos com a finalidade de impedir o disparo de foguetes na direção de Israel.