Primeiro-ministro do Egito chega à Faixa de Gaza para tentar acordo

16/11/2012 - 8h08

Da BBC Brasil

Brasília - O primeiro-ministro do Egito, Hisham Qandil, chegou hoje (16) à Faixa de Gaza para apoiar os palestinos e tentar um acordo de cessar-fogo na região. Ele desembarcou na área após uma noite em que Israel disparou contra mais de 130 alvos no território e militantes palestinos dispararam 11 foguetes de Gaza.

Qandil deverá ficar no território por três horas. Autoridades israelenses concordaram com um cessar-fogo temporário durante a visita. Israel matou o líder militar do grupo palestino Hamas anteontem (14), provocando uma onda de violência e rumores sobre uma possível invasão israelense ao território.

Ao menos 19 palestinos e três israelenses foram mortos desde então. Entre os mortos estão militantes e civis, incluindo cinco crianças palestinas. Duas mulheres e um homem morreram nessa quinta-feira (15) na cidade de Kiryat Malachi, ao Sul de Israel, quando o prédio em que moravam foi atingido por um míssil disparado de Gaza.

O Exército de Israel começou hoje a incorporação de 16 mil reservistas, depois de o governo ter autorizado a convocação de até 30 mil. Segundo relatos, não há sinais de ofensiva israelense por terra.

As explosões continuaram por toda a noite de ontem (15), com explosões atingindo a Cidade de Gaza ao amanhecer. Testemunhas dizem que partes do prédio do Ministério do Interior foram destruídas nos bombardeios.

Israel informou que atingiu dezenas de locais usados para lançamento de foguetes no território. Nos últimos dias, militantes disseram ter disparado mais de 350 foguetes de Gaza. Israel informou ainda que 130 foguetes haviam sido interceptados pelo seu sistema de defesa antimíssil, chamado de Escudo de Ferro.

Ontem, em Tel Aviv, moradores buscaram abrigo após alarmes antiaéreos terem soado na cidade, pela primeira vez desde a Guerra do Golfo em 1991. O braço armado do grupo Jihad Islâmica assumiu a autoria do disparo de um foguete de fabricação iraniana Fajr-5, que tem alcance de cerca de 75 quilômetros.

A distância de Gaza a Tel Aviv, a maior cidade de Israel, é cerca de 70 quilômetros. Segundo relatos, dois mísseis caíram próximos a Tel Aviv: um em uma área desabitada e o outro no mar.