Coletivo Matriz Brasil faz intervenção para comemorar Mês da Consciência Negra

16/11/2012 - 18h20

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, o Largo da Carioca, um dos locais de maior fluxo de pessoas no centro do Rio de Janeiro, está sendo palco na tarde de hoje (16) de uma ação de intervenção urbana com o objetivo de chamar a atenção do público para questões relativas à negritude da juventude carioca.

Iniciativa do coletivo Matiz Brasil: Juventude em Mobilidade, com o apoio da Coordenadoria Especial da Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura do Rio de Janeiro (Ceppir/RJ), a ação vai se repetir, no mesmo local, em mais duas sextas-feiras de novembro, dias 23 e 30, sempre das 16h às 19h.

O coletivo Matiz Brasil é formado por grupos que promovem manifestações artísticas e políticas na periferia carioca e seus integrantes são jovens negros que vivem em comunidades. “São grupos ecléticos, que fazem teatro, música, dança, criam moda e procuram com seu trabalho elevar a autoestima desses adolescentes e jovens, todos na faixa de 14 a 20 anos”, explica a coordenadora da Ceppir/RJ, Lelette Coutto.

As intervenções, no estilo flash mob, são filmadas e veiculadas na internet, na página do coletivo Matiz Brasil no Facebook. Com isto, os grupos artísticos pretendem dar luz a ações que ocorrem diariamente no tecido urbano da favela e que não têm visibilidade na sociedade.

Na programação de hoje, o grupo de teatro Palco dos Mil Sonhos, formado por jovens de comunidades da zona oeste da cidade, encerra sua ação de mobilização com um desfile de moda criada por seus estilistas. Dia 23, será a vez do grupo de formação de atores Waldir Onofre – Poesia na Rua, que vai apresentar no Largo da Carioca o poema Navio Negreiro, de Castro Alves.

No dia 30 as intervenções ficarão por conta dos grupos Enraizados e Us Neguin Q Não C Kala, além de mais um flash mob com o Palco dos Mil Sonhos. No final, haverá uma projeção dos vídeos produzidos pela equipe do Matiz Brasil.

De acordo com Lelette, o CEPPIR/RJ pretende inaugurar no final do mês, em data ainda a ser definida, uma outra iniciativa em comemoração ao Mês da Consciência Negra, o Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana. O circuito, que teve sua criação anunciada há um ano pela Prefeitura do Rio, como parte da revitalização da zona portuária da cidade, consiste em um conjunto de locais marcantes para a memória cultural afro-brasileira. São eles o Cais do Valongo, a Pedra do Sal, o Largo do Depósito, o Instituto Pretos Novos e o Centro Cultural José Bonifácio, todos localizados no bairro da Gamboa, na região outrora conhecida como Pequena África. 

Edição: Fábio Massalli