São Paulo tem mostra inédita de filmes de animação

15/11/2012 - 15h23

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – De hoje (15) a domingo (18) São Paulo recebe o Cine Pipoquinha, mostra com 21 filmes de animação brasileiros destinados ao público infantil. Produzidos em vários estados, os filmes – em curta e média metragens – são próprios para crianças a partir de 2 anos de idade, mas podem ser vistos por outras com até 9 anos. Os organizadores pensaram no público em período pré escolar, para o qual não há muitas opções de entretenimento.

“Todos esses filmes que saem, lançamentos da Disney, Hollywood, são filmes para crianças um pouco mais velhas. Essas criancinhas de 2, 3 anos, não entendem, acabam não tendo muita opção de lazer”, diz uma das curadoras da mostra, Luciana Nogueira.

Segundo a curadora, a temática dos filmes é diversificada, mas sempre voltada para o que ela chama de “edutenimento”, uma mistura de educação com entretenimento.

“São curtas e médias de um minuto a até no máximo dez minutos, muito educativos e divertidos. Alguns são sobre música, outros são sobre o meio ambiente, enfim, a criança vai assistir, vai aprender e nem vai perceber [o tempo passar]”.

Os filmes podem ser vistos em dois programas com cerca de 45 minutos de duração cada um. O programa um será exibido hoje (15) e no sábado (17), e o programa dois, amanhã (16) e no domingo (18), sempre às 11 horas.

“Esses curtas não têm muita abertura para serem exibidos, e esse foi justamente um dos pontos que nos levou a fazer o projeto. Esses filmes são exibidos em festivais e depois não são mais [mostrados] em lugar nenhum. Não vão para a TV, não são publicados em DVD. A gente quis dar espaço para que as pessoas pudessem conhecer essa produção nacional que é tão valiosa”.

O evento, idealizado por Loic Gosselin, também tem curadoria de Verena Kael, edição de programação de André Gavazza e Danilo Lemos.

A mostra é promovida pelo Itaú Cultural, com sessões às 11 horas, na Avenida Paulista 149. A programação completa pode ser vista em http://novo.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/?id=63377.

Edição: Tereza Barbosa