Premiê diz que Israel tomará qualquer decisão necessária para se defender

15/11/2012 - 16h41

Da BBC Brasil

Brasília – O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, disse hoje (15) que seu país está "preparado para tomar qualquer ação necessária" para se defender. Em pronunciamento sobre os recentes ataques de foguetes palestinos contra o Sul de Israel e a reação do Exército israelense, Netanyahu acusou o grupo radical Hamas, que controla a Faixa de Gaza, de "alvejar crianças" israelenses com artilharia aérea.

Também hoje, autoridades de Israel disseram que três israelenses foram mortos por foguetes disparados de Gaza. Mais cedo, três militantes palestinos haviam sido mortos em um ataque aéreo em Gaza.

No mesmo pronunciamento, Netanyahu agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e a líderes europeus por "reconhecerem o direito de Israel de se defender".

Em entrevista coletiva, o líder político do Hamas, Khaled Meshaal, que vive exilado no Sudão, disse que Israel jamais derrotará a Faixa de Gaza" . Meshaal pediu aos "irmãos irmãos que estão com o dedo no gatilho" que  travem a batalha "com sabedoria e com um coração corajoso".

Matéria ampliada às 16h45