Brasília vai abrigar Casa das Nações Unidas com homenagens a Sérgio Vieira de Mello e Zilda Arns

14/11/2012 - 9h11

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A capital federal vai abrigar a Casa das Nações Unidas no Brasil batizada de Complexo Sérgio Vieira de Mello. O edifício faz parte de uma série de complexos semelhantes espalhados pelo mundo. A inauguração do prédio ocorre hoje (14) pela manhã. Ao construir edifícios em vários locais, a Organização das Nações Unidas (ONU) pretende pôr em prática um plano de reforma para promover uma atuação unificada com redução de custos.

A ONU faz uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que foi morto em 2003 com mais 21 funcionários em um atentado ao prédio das Nações Unidas, em Bagdá, no Iraque. A construção também homenageia a médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que morreu em 2010 no terremoto que atingiu o Haiti.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o objetivo da construção das casas pelo mundo é avançar nas metas de desenvolvimento, de combate à pobreza e à degradação ambiental, além de ameças à segurança.

Em Brasília, a construção começou há 13 meses. Segundo o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no país, Jorge Chediek, o complexo brasileiro reunirá também espaços para agências ligadas às Nações Unidas. O espaço inaugurado hoje chama-se Zilda Arns.

Futuramente a Casa das Nações Unidas no Brasil abrigará as representações do Pnud, do Departamento de Segurança das Nações Unidas (UNDSS), do Programa de Voluntários da ONU (VNU) e do Protocolo de Montreal.

A próxima etapa do complexo prevê a construção de um segundo módulo para abrigar o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

 

Edição: Lílian Beraldo