Aeroporto de Viracopos começa a ser administrado pela iniciativa privada

14/11/2012 - 18h24

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, começou a ser administrado hoje (14) pela concessionária Aeroportos Brasil, que venceu o leilão feito pelo governo em fevereiro deste ano. O investimento total da concessionária será R$ 9,5 bilhões e até 2014 deve ser construído um novo terminal de passageiros.

Já o novo operador do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos começa a administrar o terminal amanhã (15). Enquanto em Brasília, a concessionária vencedora assumirá as operações do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek em 1º de dezembro.
 
Durante os próximos três meses, as operações das concessionárias serão assistidas pela Infraero, responsável por prestar as informações e esclarecimentos necessários à operação aeroportuária. Na segunda-feira (12), uma comitiva da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esteve nos aeroportos de Viracopos e Guarulhos para checar os preparativos finais para o início das atividades dos novos controladores.

Os três aeroportos concedidos à iniciativa privada respondem, conjuntamente, pela movimentação de 30% dos passageiros, 57% da carga e 19% das aeronaves do país. As concessionárias deverão concluir as obras de ampliação e modernização previstas até a Copa do Mundo de 2014.

 

Edição: Aécio Amado