Obras de Belo Monte poderão ser retomadas amanhã

13/11/2012 - 12h38

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte poderão ser retomadas amanhã (14), caso o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pela execução das obras civis do empreendimento, avalie não haver riscos para a segurança de seus funcionários. A obra está paralisada desde ontem, por decisão da empresa, após atos de vandalismos ocorridos no fim de semana.

Segundo o CCBM, um grupo formado por cerca de 30 pessoas encapuzadas incendiou e saqueou no sábado (10) o Sítio Pimental, uma das frentes de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. No domingo (11), uma nova ocorrência de vandalismo foi registrada no canteiro Canal e Diques e no Sítio Belo Monte, invadidos por cerca de 20 encapuzados, em cada local.

A decisão sobre o retorno ao trabalho será tomada ainda hoje (13), entre o fim da tarde e início da noite, e anunciada por meio de rádios e TV locais. De acordo com o consórcio, o clima está tranquilo, tanto nas frentes de obra como em Altamira (PA), principal município da região.

Neste momento, o pool de seguradoras contratadas pelo CCBM está levantando os danos materiais nos três canteiros de obras que foram alvos dos ataques. Ainda não há estimativas sobre o prejuízo causado. O vandalismo ocorreu em meio à negociação entre representantes dos trabalhadores e empresa para renovação do acordo coletivo de trabalho, que tem data-base em novembro.

Atualmente, há cerca de 15 mil trabalhadores contratados para atuarem nas frentes de obra, 12 mil diretamente pelo CCBM. A expectativa é que o ápice de contratações aconteça em 2013, quando o empreendimento terá 23 mil trabalhadores.

Edição: Davi Oliveira