Caminhada dos transplantados reúne 300 pessoas no Parque Ibirapuera

11/11/2012 - 18h01

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil


São Paulo – Cerca de 300 pessoas participaram hoje (11) no Parque Ibirapuera da segunda edição da Caminhada dos Transplantados. O evento, que conta com pacientes já recuperados de transplantes, busca conscientizar a população da importância da doação de órgãos.   

“Em 2003 fiz transplante de coração com 57 anos. Hoje estou com 66 e me sinto muito melhor do que quando tinha quarenta e poucos. Agora posso andar, subir escada, posso correr. Antes eu sentia falta de ar até para ficar de pé. Mas ainda existem muitos companheiros morrendo por falta de órgão, e muita gente”, destacou Antonio Ferrari, que participou da caminhada.

De acordo com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor), a mortalidade na fila de espera no Brasil pode ultrapassar 50% dos pacientes no caso do coração e 30%, no caso do pulmão, devido principalmente à demora na doação do órgão.

“Poucas intervenções na medicina são tão reabilitantes como o transplante na vida dessas pessoas. Por outro lado, grande número de pacientes não consegue chegar ao transplante. A questão da doação de órgãos é fundamental. A gente tem sempre que levar isso em discussão, fazer com que as famílias discutam o transplante em casa, esse é um ponto fundamental”, destacou o médico do Incor, Fernando Bacal.

O evento foi promovido pelo Incor e pela Associação Brasileira dos Transplantados de Coração e Portadores de Insuficiência Congestiva (ABTC).

 

Edição: Lílian Beraldo