Município da Baixada Fluminense está há mais de duas semanas sem coleta de lixo

07/11/2012 - 19h17

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, com 469 mil habitantes, está há mais de duas semanas sem coleta de lixo domiciliar, devido a um desentendimento entre a prefeitura e a Locanty, empresa responsável pelo serviço. Em nota divulgada hoje (7), a prefeitura informou que a empresa está impedida de prestar serviços a órgãos públicos, por causa de irregularidades burocráticas. Com a suspensão da coleta, 16 mil toneladas de lixo, em média, deixam de ser recolhidas diariamente.
 
A prefeitura ainda informou que está fazendo uma licitação, para contratação de outra empresa. O município também disponibilizou 40 veículos e 200 garis, em caráter emergencial, para normalizar a coleta. O presidente da Associação de Moradores do Bairro das Graças, Carlos Freitas, avalia, no entanto, que o trabalho não vem atendendo às necessidades da população.
 
"Nós entendemos que os trabalhadores estão aqui de maneira provisória, mas de qualquer forma, é um descaso com a população. Em cada esquina, tem um monte de lixo, que atrai todo tipo de animais. As crianças brincam nas ruas todo dia e estão sujeitas a pegar muitas doenças", disse.
 
Hoje, os moradores protestaram pichando o prédio da prefeitura e depositando o lixo a poucos metros do local.

 

Edição: Aécio Amado